A Noiva Fantasma - Yangsze Choo



Oi pra você! Hoje tem resenha de livro aqui no blog. 
Fiz uma votação lá no instagram e o vencedor foi A Noiva Fantasma, então bora ver a resenha do livro!


A História de passa em 1893 em Malaia que hoje conhecemos como a Malásia, uma jovem chamada Li Lan (eu sei que lembra Lila, mas... é só coincidência mesmo), recebe uma proposta de casamento, seu pai, antes um homem rico, mas que perdeu tudo após a morte da esposa em que se afundou no ópio, acha que ela deveria aceitar, já que a família do noivo é rica e ela terá uma boa vida, o único problema é o fato de que o noivo está morto!

Então começa o grande problema na vida da moça, casar-se com o morto? Ou dizer não? Parece uma decisão bastante simples até o pretendente Lim Tain Ching começar a atormentar Li Lan tentando forçá-la a se casar com ele.

Esse é apenas um breve resumo da história do livro, que apresenta uma prática muito comum antigamente (e há casos até hoje), de casamentos com mortos para acalmar o espírito inquieto de quem se foi. 

O livro começa com uma protagonista jovem, na casa de seus 17 anos mais ou menos, ingênua e infantil. Li Lan é uma personagem muito "verde" que não entende muito as decisões que toma e as consequências que isso terá, mas ela vai crescendo ao longo do livro, vai aprendendo e amadurecendo muito, aos poucos começamos a torcer por ela e para que ela consiga resolver tudo.

Lim Tain Ching é um homem terrível, ele está obcecado por Li Lan, quer possuí-la e não mede os esforços para tê-la. Ele faz o que está a seu alcance, usando formas sobrenaturais para fazer com que ela se case com ele, ele é o que eu chamo de espírito de porco, sua alma é podre, ele é nojento e você cria logo de cara um ódio do personagem, o que pra mim é maravilhoso, porque você sabe que ele foi bem construído.

Existem mais alguns personagens ao longo do livro que infelizmente não posso mencionar por ser spoiler... Só digo que meu personagem preferido é um deles e que ele é muito divertido, aquele ser totalmente sem filtro que vai te arrancar algumas risadas.

A narrativa é em tempo real, seguindo a evolução da história junto com o leitor, ou seja, você sabe tanto quanto o personagem e vai descobrindo tudo junto com ele, isso se dá principalmente pelo livro ser em primeira pessoa. Acredito que se o livro fosse em narrativa de terceira pessoa ele não seria tão imersivo, você ter a experiência de conhecer a história do ponto de vista da Li Lan é o que torna ele mais misterioso, como não há uma visão global você não tem noção do que acontece nos demais núcleos e isso realmente deu o tom certo pra história.

A escrita da autora é muito boa, eu gostei de como ela conduziu a história, como a trama evoluiu e com as repentinas viradas do decorrer do livro, além de ir dando ao mistério um corpo que vai fazendo o leitor ficar com aquela pulga atras da orelha tentando de descobrir o que está realmente acontecendo.

A autora também tem muita facilidade de adicionar alívios cômicos, que são cenas mais divertidas, que quebram a tensão da narrativa dando mais conforto ao leitor. Esse livro tem um tom um pouco sombrio, parte dele acontece no reino dos mortos, então conhecemos "o outro mundo" e ele obviamente é sombrio, mas esses pequenos alívios cômicos são uma forma eficiente de deixar a leitura mais leve.

O livro foi bem pensado e bem executado, ele tem início, meio e fim, é interessante, mostra uma cultura muito diferente da que conhecemos, apresenta uma perspectiva muito diferente da vida após a morte da que estamos habituados e segura o mistério ao longo das páginas e vai nos dando novos pequenos mistérios ao longo do caminho. Eu como escrevo sei como é difícil manter um clima como esse sem deixar a peteca cair, mas a autora se saiu muito bem e o resultado foi um livro muito bem organizado, estruturado, coeso e rico culturalmente.

Como já devem ter percebido eu amei o livro! Confesso que quando o peguei para ler eu esperava muito menos dele, eu esperava uma história de terror de uma moça que estava sendo atormentada por um pretendente morto e só, mas o livro me deu mais que isso, me deu uma imersão na cultura da Malásia, me apresentou uma tradição bizarra, porém verdadeira e até muito comum, me mostrou uma nova visão da vida após a morte, me mostrou uma evolução de personagem incrível e ainda me brindou com um final surpreendente! 

Eu não imaginava que ia gostar tanto, li esse livro muito rapidamente, porque ele me prendeu muito, eu ficava frenética querendo entender tudo e pensando como a Li Lan ia sair desse rolo, dai do nada acontecia algo e enrolava mais ainda e o meu medo era "como é que faz agora???"  e autora sempre dava um jeitinho, isso fez a experiência de leitura ser muito boa para mim, tornando o livro 5 estrelas e favoritado no Skoob.

Agora os famosos avisos paroquiais...

Esse livro é sobre uma cultura avessa a nossa, o Brasil é um país predominantemente cristão, então se você é uma pessoa de crenças religiosas muito enraizadas, pode ser um livro muito desconfortável. Ele desconstrói tudo que nós conhecemos, mesmo porque ele é baseado em outra cultura. 

Ele é um livro de mistério, não um terror de não conseguir dormir depois, acho ele leve, super tranquilo para os medrosos de plantão.

Além de toda imersão no próprio livro essa edição da Darkside conta ainda com vários extras que contam um pouco da cultura dos casamentos fantasmas, fala de onde vem as teorias do pós morte abordadas, mostra o significado de alguns dos nomes, dialetos e a história da Malásia, ótima edição, além e claro de ter o padrão Darkside, com capa dura, fitinha de cetim e um projeto gráfico lindo!

Bom minha gente é isso, recomendo muito o livro! 


2 comentários:

  1. Sou suspeita a falar, porque eu votei para essa resenha acontecer haha. Mas enfim, eu amei muito.. fiquei louca para comprar esse livro agora, você está ativando meu lado consumista de livros kkkk beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk pense pelo lado positivo livros é um vicio saudável >.o

      Excluir

Oi pra você! Leu o post? Então deixa a sua opinião, gostaria muito de saber o que você achou