Como realmente é, ser mãe...

Como realmente é, ser mãe


Eu tinha 21 anos, fiz o teste de gravidez no banheiro de casa e descobri que estava grávida.

Eu não me senti apavorada, em nenhum momento pensei se meu namorado aceitaria ou não, eu não estava nem um pouco preocupada com isso, minha preocupação era a mãe que eu seria, como ia ser dali por diante.

Incrível como alguns momentos da vida a gente olha e sabe  quanto são cruciais, eu não esperava ter um bebê, pelo menos ainda não, tomamos todas as precauções e por um descuido, que eu sinceramente sequer lembro qual foi, ali estava eu no banheiro me descobrindo grávida.

A notícia me deixou atordoada, eu não contei pra ninguém, nem para o Chris, eu queria me adaptar primeiro, e então eu poderia dizer as palavras em voz alta.

Quando eu decidi que era a hora já havia se passado mais de uma semana.

Ele aceitou bem, ficou feliz e disse que iria me apoiar, quanto a casar ou coisa assim decidimos que talvez fôssemos morar juntos antes do bebê nascer porque ele queria estar perto e me ajudar em tudo. Não posso reclamar dele, era um homem incrível, já com seus 26 anos, nunca foi um galinha baladeiro, sempre me tratou bem e acho que era justamente por isso estávamos juntos há 3 anos quando eu engravidei.

Com 4 meses e meio de gestação estávamos com o apartamento pronto e sabíamos que teríamos uma menina. Achei que ele ia ficar decepcionado, mas ele gostou da ideia de ser pai de uma princesinha.

Durante toda a gestação nós nos aproximamos muito um do outro, aprendemos mais sobre nós e consolidamos uma união saudável.

Uma noite aos 7 meses de gravidez eu percebi o quanto a minha filha havia transformado a minha vida, ela nem tinha nascido ainda e já tinha revirado tudo, por dentro e por fora.

O parto foi tranquilo, foi natural e eu pude sentir minha Felipa vindo ao mundo pouco a pouco, o nome escolhemos juntos, achamos ele lindo e, desde que escolhemos, sempre nos referimos a ela como a nossa Felipa. 

Vê-la foi uma das coisas mais lindas que eu me recordo de ter vivido, os cabelos castanhos, o rostinho inchado e o choro sentido de estar num mundo novo e desconfortável.

Depois daquele dia tudo é novidade, cada coisinha me faz sentir que eu não sei nada sobre ser mãe, eu não sabia que era tão difícil trocar fraldas, nem que o nascimento dos dentinhos iriam fazer meu coração se partir tanto, ouvindo aquele chorinho dolorido das gengivas se rasgando.

Com a minha filha eu aprendi que estar errada é uma constante, perdi a conta, de quantas pessoas palpitaram e disseram todas as coisas que eu deveria ou não fazer. Eu me apavorava com facilidade porque eu achava realmente que estava errada, eu queria ser uma boa mãe, mas a minha bebê não parava de chorar, me tirava o sono, me fazia sentir exausta e eu me sentia feliz e desolada, como se o parto tivesse simplesmente me quebrado ao meio.

Perdi a conta de quantas vezes me senti tão esgotada, queria poder voltar no tempo e não ter engravidado, em seguida me sentindo a pessoa mais horrível do mundo por pensar algo assim, porque eu a amava, mas ela era algo que tinha me mudado tanto...

Eu não estava pronta, não acho isso um problema, na verdade eu acho que nenhuma mulher nunca está pronta para ser mãe, ninguém te prepara para o que é a maternidade, a gente passa a vida acreditando que ser mãe é uma coisa natural, que é a essência feminina, que sempre saberemos o que fazer, mas não é assim, não é tão simples e muito menos um dom, é um exercício diário, é chorar e se sentir péssima, é tomar um banho de 10 minutos e sentir que conquistou o mundo, é ter uma noite inteira de sono e assim que abrir os olhos sentir pavor de "e por que ela não chorou ainda?" correr pro berço para ver se está tudo bem. A maternidade é um abandono, é você se esquecer de quem é, é perder os seus sonhos e multiplicar os medos, é maravilhoso o amor que eu sinto por ela e a gratidão que ela, mesmo sem sequer compreender, me dá todos os dias com seus olhinhos brilhantes.

Eu amo a minha filha, não me arrependo de verdade de ter tido ela, mas tenho um pavor enorme de errar uma vírgula.

Esse medo não é ensinado, minha mãe teve 3 filhos e nunca me disse como era difícil, as pessoas exaltam apenas o lado bom e isso não te prepara pra realidade. Sinceramente, eu me parti ao ter a Felipa, algo em mim se quebrou, não acho isso ruim, mas foi difícil compreender no começo.

Hoje a minha filha está com 6 anos, é uma menina linda, cheia de vida, me tira do sério e faz eu querer esganá-la pelo menos uma vez por dia.

Em todo caso, eu a amo e com o tempo eu aprendi a amar o meu eu mãe, hoje grande parte do medo se foi, eu tenho mais confiança em decidir as coisas e não ligo tanto para a opinião dos outros. Meu marido é um ótimo pai e acho que isso também em ajudou muito, ele esteve do meu lado nos momentos realmente desesperadores dessa jornada e muitas vezes repetiu que eu estava me saindo bem e que acreditava que eu poderia ser mãe, isso me ajudou muito e eu sempre serei grata por isso.

Essa semana uma amiga me perguntou, se não queremos outro filho eu ponderei essa ideia por alguns dias, mas por fim achei que não, é melhor assim como está, não faço questão de ter um outro bebê, eu já fui mãe, já experimentei esse lado meu, mas não vejo necessidade de viver tudo de novo.

Eu só quero dizer uma coisa pra você, mulher que está lendo isso, você não está louca, esse turbilhão é normal, o  medo que está ameaçando te devorar é normal, eu senti ele também. Não deixe que o mundo te faça sentir assim tão mal, você ama o seu bebê, sabe disso, o fato de estar cansada não muda nada, você ainda o ama e daria a vida por ele se fosse preciso, então desencana mulher, vai passar ok? Prometo!

Seja feliz e abrace todo o amor e o dessabor que é ser mãe...

Fonte da Imagem



14 comentários:

  1. Nossa! O teu texto ficou ótimo e me fez relembrar muitas coisas que eu já tinha esquecido ou me acostumei a conviver, pois minha caçula já tem 3 anos e mesmo quando eles estão longe minhas noites de sono não são tranquilas.
    Banho de 10 minutos??? hahahaha É como se tivesse conquistado o mundo mesmo. E depois que crescem, os filhos te acompanham nesses momentos seja pra tomarem banho junto ou só pra assistirem e fazerem perguntas constrangedoras. hahahaha
    Adorei!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tais, você como mãe aprovar meu texto vale muito <3 kkkkk tomei como base relatos das amigas mamães =D

      Excluir
  2. que texto perfeito Lila, sinceramente ficou lindo
    eu me vi nesse texto, fui mae aos 16 anos, nao estava pronta e foi muito dificil, ainda é. as vezes me estresso tanto, penso que queria voltar ao passado mas amo minha filha. quando eu consigo ate mesmo ir no banheiro fazer xixi em paz sinto que conquistei o mundo,
    a maternidade tem dessas
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino como deve ser over power ter filho ainda mais assim novinha né Carla =/ Deve ser um mega desafio!!!!

      Excluir
  3. Lila disse tudo, vivemos um inferno pessoal na maternida de, e quando você tem que ser forte mesmo estando um caco por dentro e nada, nem todo Conselho, da mãe mais experiente irá te preparar para o que está por vir. Mas ainda assim eu queria ter mais um.Minha pequena tem 3 anos e eu cresci com irmãos e não queria que ela fosse só.
    Post incrível, ajudando as mamães de plantão. Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então muita coisa acontece nesse processo de ser mãe e muito pouco é dito sobre isso, as pessoas tendem a sempre endeusar a maternidade apenas como uma coisa linda, mas tem um lado bem desafiador. =D

      Excluir
  4. Eu não sei pq não vim aqui comentar antes, me desculpa? Você sabe o que e achei desse texto né? E lendo ele de novo acho ainda mais coisas pq vc é incrível escrevendo e conseguiu colocar tanta coisa real, tanto sentimento, intensidade nesse texto. Ser mãe é uma coisa de outro mundo srsrsr a gente ri e chora, é intenso 24h por dia. Tem horas que é algo ingrato e outras é tudo o que vc precisava no fim do dia. O mundo apesar de tudo não te prepara pra ser mãe, não existe manual... Agora que a minha está maiorzinha é mais fácil e, hoje ela é amiga, companheira mas ser mãe cedo é tenso tbm. No final, mãe sempre é julgada rsrsr mas essa frase 'A maternidade é um abandono, é você se esquecer de quem é, é perder os seus sonhos e multiplicar os medos, é maravilhoso o amor que eu sinto por ela e a gratidão que ela, mesmo sem sequer compreender, me dá todos os dias com seus olhinhos brilhantes.' é tudo. Amei demais minha linda! beijos e mt luz. Ps.: filhos de quatro patas tbm nos tornam mãe e fazem a gente passar por cada coisa rsrsr tenho ctz q vc tbm não vai no banheiro sozinha sem q 'alguém' fique te espiando rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha de 4 patas gosta de dar patinha quando estou no banheiro, kkkkkkk eu imagino a maternidade assim, peguei os relatos das mamis e fiz um textinho pq acho que o mundo precisa de coisas assim, pras mamães não se sentirem tão solitárias e perdidas achando que o problema está nelas...

      Excluir
  5. Ser mãe realmente não é fácil. Estamos esgotadas a maior parte do tempo. Sinto saudades de como era antes e me sinto culpada por isso. É uma culpa eterna, um amor infinito, uma confusão.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma mistura louca, acho que isso deve dar um nó bem grande na cabeça.

      Excluir
  6. Que texto lindoooo! Eu não posso falar muito sobre o assunto, porque não sou mãe (amém), mas imagino o quanto seja difícil, aliás minha mãe me lembra isso todo dia hahahaha. Achei seu texto realmente muuuito lindo 😍
    Beijão!

    http://tempestarei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais realista que possa parecer eu tb não sou mãe (nem quero) mas baseada nas amigas mamães eu consegui construir um texto bem fiel a realidade da maternidade.

      Excluir
  7. Que texto mais lindo!!

    www.withsmall.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pra você! Leu o post? Então deixa a sua opinião, gostaria muito de saber o que você achou